2007-10-05

Livros que mudaram a minha vida (a corrente....)

Quis responder ao desafio lançado pelo Tónica Dominante. Com isso fui colocado perante a procissão dos meus fantasmas, dos que me empurram para o fim. Daqueles que entrevi aponto a dedo alguns. Muitos outros se camuflaram nas pardas sombras da memória. Esses virão depois. Eis os primeiros:

- José Gomes Ferreira - Poesia III,IV e V;
- Vergílio Ferreira - Vagão J;
- Manuel da Fonseca - Seara de Vento;
- Hermann Hesse - Siddhartha;
- Platão - Apologia de Sócrates;
- António Lobo Antunes - Manual dos Inquisidores;
- José Saramago - In Nomine Dei;
- Jorge Luis Borges - Ficciones;
- Cervantes - Novelas ejemplares;
- Thomas Mann - Doutor Fausto;
- Marguerite Yourcenar - L'Oeuvre au Noir;
- Jean-Paul Sartre - Les Mains Sales;
- Franz Kafka - A Metamorfose;
- Stig Dagerman - Outono Alemão;
- Martin Heidegger - Holzwege.


e mais....muitos mais....

3 comentários:

Paulo Bastos disse...

Lindos, li muitos que aqui estão também...
Obrigado pela resposta ao desafio.

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Arrepiou-me a sua lista, e o destaque para os dois fotografados...
- José Gomes Ferreira, um dos nossos grande poetas, às vezes tão esquecido que nas livrarias chegam a não ter os livros dele... Grande apreciador de Pascoaes...
Grande companheiro da adolescência!...

''...oa pássaros quando morrem caem no Céu.''...

E claro...Siddharta, pois não.
linda lista, Gold!

Saudações!

vieira calado disse...

A escolha é sempre difícil e subjectiva, mas subscrevo a sua escolha.
Eu também, há cerca dum mês,
tinha dado seguimento "à corrente".
Bom Domingo.