2008-07-07

Celebração

A 7 de Julho, há 148 anos, Gustav Mahler (1860 – 1911) percorre a distância do possível ao fáctico e aporta pleno neste mundo sombrio. Mundo agreste e difícil no seu tempo. Não parece ter melhorado muito. Pior seria sem Mahler.
Em 1902, prestes a unir-se a Alma, prestes a terminar a 5ª Sinfonia, compõe este intenso Adagietto. Tanto da alma….tanto do ser….!

Celebremos!


E quem melhor do que Bernstein para celebração tão solene?




7 comentários:

Gi disse...

Quando há anos comprei a 5ª de Mahler em CD ouvi várias versões e acabei por trazer a de Barbirolli por a de Bernstein ser demasiado envolvente para a minha disposição da altura. Acho que está na hora de ir outra vez às compras :-)

Paulo disse...

Também acho que deve ir às compras, Gi. Mahler e Bernstein, não sei lá por que razão, entendem-se muito bem. Acho que nenhum outro maestro comungou e comunicou Mahler como ele.

Paulo disse...

E obrigado, Broto, por esta celebração que tem vindo a ser tão bem preparada.

goldluc disse...

Olá, Gi...olá, Paulo!
Obrigado pelos vossos comentários. De facto Bernstein "rima" muito bem com Mahler. Se bem que ultimamente me têm agradado as incursões de Rattle. Um outro "estilo", uma abordagem mais "saxónica", com o que isso tem de bom e de mau. Mas Bernstein é inultrapassável...e não só com Mahler. Curiosamente, não gosto muito dele a conduzir...Bernstein.

Quanto à celebração, Paulo...é uma brincadeira...para ver se daqui a 2 anos alguém se lembra da data...:). Mahler merece-o porque deixou uma obra interessantíssima. Gostaria, se tivesse tempo, de explorar as relações Mahler-Nietzsche. Parece-me que a 3ª e a 6ª são muito influenciadas pelo filósofo. Pode ser que venha a ter tempo para explorar essa via.

Um abraço a ambos...
Obrigado pelas vossas visitas sempre estimulantes comentários.

Paulo disse...

Espero que tenha tempo, Broto, porque o tema é muito interessante.

(Eu gosto dele a dirigir Bernstein, principalmente o seu "Candide".)

Anónimo disse...

É um blogue muito bonito. Mais do que isso, claro, permite ouvir bom música. E aprende-se.
Fiquei cliente.

Abraço do Paulo Prudêncio.

Anónimo disse...

Mas que bonito lugar para visitar. Vou passar por aqui muitas vezes. Se não te importares, claro...
M céu