2008-07-05

Canção do Lamento


Nesta peça de concurso Gustav Mahler (1860 – 1911) descobre-se. Tem então 21 anos e procura afincadamente a sua voz. Os especialistas vêem aqui, sobretudo no início desta primeira parte (depois segunda, uma vez que a primeira, Wäldemärchen, foi retirada pelo próprio compositor por considerá-la redundante) e no final, o fundamental do Mahler histórico.
O compositor que alguns consideram como elemento chave do modernismo inicial, foi apanhado no fogo cruzado de uma guerra que só colateralmente lhe dizia respeito. Entre Wagner e Brahms, o jovem compositor tentava afirmar-se. Vítima do contexto vienense da época, como muito bem o nosso amigo Milton Ribeiro, do PQPBach, essa fantástica "enciclopédia da cena musical erudita" (e em português!!), aqui coloca, Mahler é preterido, em função dos factos estéticos do momento, mas inicia deste modo, com Das Klagende Lied, um percurso genial. Felizmente para as gerações vindouras, herdeiros e fruidores do seu brilhantismo, uma pequena contrariedade em nada diminuiu a vontade do músico. Hoje seria diferente?




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