2007-09-28

Take the A Train

Numa Europa aparentemente a braços com uma questão de imigração vão surgindo espíritos lúcidos. Poucos mas bons. Parece estar fora do âmbito deste blogue referir-se a certas questões. Apenas parece. Nem a música está alheada do mundo nem este se harmoniza sem o contributo decisivo e pacífico da música. Claro!...e do sorriso.
.......................................................................................................................................................
«Dois passageiros num compartimento de comboio. Não sabemos nada do seu passado, origem ou destino. Instalaram-se como se estivessem em casa, ocupando mesinhas, cabides, cubículos para bagagem. (...) Abre-se a porta e entram dois novos viajantes. A sua chegada não é bem-vinda. Há uma evidente má-vontade por terem de se chegar, retirar as coisas dos lugares vagos e partilhar o espaço disponível. Neste caso os primeiros passageiros comportam-se de forma particularmente solidária, apesar de não se conhecerem. Confrontam, como grupo, os recém-chegados. é o seu território que está a ser disputado. Qualquer um que apareça é visto como intruso. Consideram-se nativos e reivindicam a totalidade do espaço. Esta atitude não se pode explicar de forma racional, parece estar profundamente enraizada.
Proporciona contudo, raramente, conflitos declarados. Isto acontece porque os passageiros estão sujeitos a um sistema de regras que não depende deles. O seu instinto territorial é reprimido, por um lado pelo código institucional dos caminhos-de-ferro, e por outro pelas normas consuetudinárias de comportamento, como as da cortesia. Assim, trocam-se apenas olhares e murmuram-se entre dentes pedidos de desculpa. Os novos passageiros são tolerados. Habituam-se a eles. No entanto, embora em menor escala, permanecem estigmatizados.
Este exemplo tão simples não está livre de aspectos absurdos. O compartimento do comboio é uma morada transitória, um lugar que apenas serve à mudança. A flutuação é a sua característica. O passageiro é a negação do sedentário. Ele trocou um território real por um virtual. No entanto, defende o seu fugaz alojamento com raiva silenciosa.»
Hans Magnus Enzensberger; 'A Grande Migração' in Perspectivas da Guerra Civil.