2008-06-28

Regresso (???) ....e descoberta


Francesco Antonio Bonporti (1672 - 1749)

Coloca-se a hipótese de ter sido Arcangelo Corelli a contribuir decisivamente para a paixão pelo violino deste humanista filósofo «amador de música», como gostava de se dizer. Para mim, que invisto parte interessante das minhas emoções nesta idílica idade do ouro do Barocco, foi uma gratíssima descoberta. Entre a vocação de "Il Prete Rosso" e a devoção do verdadeiro «patriarca» do barroco que foi J.S. Bach, este igualmente "homem da Igreja" de Trento e Pádua quase passava em silêncio pela história da música. Não fosse a 'transcrição' de parte da sua Invenzione Decima in E, levada a cabo pelo grande Johann Sebastian e talvez não fosse possível fruir desta espantosa arte da harmonia e da muito cativante e viva arte da melodia. O hábito, pelos vistos usual à época, do apossamento de obras de outros autores (sem pagar direitos) retribui, afinal, em grandes benefícios. Outros tempos!!

Bonporti, agora descoberto graças a Bach, merece ser ouvido com o coração. Infelizmente no Youtube apenas esta Sonata a Tre nº 8 o apresenta e representa. Mas dele há muito mais e melhor para ouvir. Por exemplo as Invenzioni a Violino Solo op.X. Muito bom!



5 comentários:

Gi disse...

Goldluc! bem vindo. espero que esteja tudo bem e não se volte a ausentar tanto tempo :-)

Xantipa disse...

Que bom vê-lo por aqui.
Já fui ao google buscar por Bonporti e encontrei vários CD. Hei-de procurá-los!
Um abraço

goldluc disse...

Olá, Gi!
Vamos ver se ganho novo fôlego. Metem-se coisas pelo meio....e é isto. No fundo não há uma grande razão para parar um pouco. Para-se...e depois é difícil retomar o ritmo. Agora a disponibilidade é maior...Vou tentar ser mais assíduo. Até porque me dá muito prazer...De qualquer modo, muito obrigado!

Olá Xantipa!
Vou andando por aqui...vou lendo os postais interessantes (sempre!) que vai publicando, mas...
Quanto ao Bonporti espero que aprecie. É também boa companhia quando as tardinhas algarvias começam a refrescar e o corpo pede um pouco de sossêgo e uma bebida fresca. Bem vistas as coisas toda a música barroca é boa para coleccionar pôres-de-sol.
Retribuo o apreço...redobrado!

Paulo disse...

Viva, Goldluc.
É bom saber que está por cá e com uma descoberta tão interessante.
Seja bem reaparecido.

Xantipa disse...

A música barroca é quase sempre perfeita para todos os momentos (quase, porque às vezes oiço outras coisas)
:)
Abraço